Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Portugal Litoral

Dizem que Portugal é lindo, então decidi certificar isso eu mesmo. Não que eu precisasse ver para crer, mas precisava ver para sentir.

Portugal Litoral

Dizem que Portugal é lindo, então decidi certificar isso eu mesmo. Não que eu precisasse ver para crer, mas precisava ver para sentir.

Sagres - Praia da Luz (Lagos) | P14

P14-155.jpg

 

O mar calmo e a maré baixa revelam caminhos pelas rochas que do contrário não existiriam. Mas andar por sobre pedras exige um alto nível de concentração que na mínima falta, a consequência é, inevitavelmente, uma queda. Um trajeto que deveria ter sido fácil, tornou-se um dos mais difíceis até então.

 

Foi um pequeno descuido sobre as rochas da Praia do Zavial, no km 12 aproximadamente, e no segundo seguinte estava eu a juntar do chão, de entre elas, as partes da minha minha Canon. Portanto e muito infelizmente não pude fazer nenhum registo fotográfico do restante do percurso. Mas felizmente ficou em pedaços apenas a máquina, eu, por sorte, tive somente alguns arranhões no braço, nas costelas e uma mão magoada, nada que me impedisse de completar os 15km restantes.

 

Outro fato importante sobre trilhar os caminhos rochosos é que quase sempre levam-nos à sítios sem saída e sem volta, o que obriga-nos a escaladas aparentemente impossíveis. Na última que fiz, pouco depois da Praia da Salema, pensei que eu não fosse conseguir chegar ao topo da falésia, que ficaria por ali pendurado até chegar ajuda, mas consegui. Entretanto não restou-me força física e nem mental para mais nenhuma escalada caso fosse preciso, então resolvi, a contragosto, abandonar o caminho das rochas e seguir a Trilha dos Pescadores da Rota Vicentina, decisão justificada também pelo tempo que, a essa altura, já era escasso.

 

Apesar dos pesares: quedas, arranhões, dores e prejuízos; o percurso foi espetacular, com muitas praias, lindas evidentemente, e paisagens estupendas. 

 

Desaconselho qualquer pessoa trilhar pelas rochas, como eu costumo fazer quando possível. No  percurso de Sagres à Lagos, ou desde Porto Covo, é mais seguro e rápido e igualmente lindo, seguir pela Rota Vicentina.

 

Galeria de Fotos (as últimas com a Canon)

 

 

 

 

 

 

 

 

Dados Técnicos

  • Percurso 14: Sagres - Praia da Luz (Lagos)
  • Partida: 01/03/2019 08:08 am
  • Distância: 27km
  • Duração: 10h
  • Passada Média: 22:38 min/km
  • Elevação: 740m

1 comentário

Comentar post