Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Portugal Litoral

Dizem que Portugal é lindo, então decidi certificar isso eu mesmo. Não que eu precisasse ver para crer, mas precisava ver para sentir.

Portugal Litoral

Dizem que Portugal é lindo, então decidi certificar isso eu mesmo. Não que eu precisasse ver para crer, mas precisava ver para sentir.

Praia da Luz (Lagos) - Praia da Rocha (Portimão) | P15

P15-223.jpg

Descalçar os tênis e caminhar com os pés dentro d'água límpida pelos quase 5km da Meia Praia  e a Praia do Vale da Lama, foi um alívio para os meus pés e enlevo para a minh'alma. Antes disso porém, para aí chegar, foram aproximadamente, desde a praia da Luz, 15km caminhados, entre praias, trilhas e falésias.

P15-10.jpg

Praia da Luz

O dia estava perfeito, despontava sobre o vilarejo de Luz em Lagos os primeiros raios de luz do sol quando iniciei, na Praia da Luz, às seis horas da manhã, o 15º percurso no litoral português sentido Sul.

Galeria 1: Praia da Luz

Luz, câmera, ação! 

Foram 40 quilômetros, 11 horas e 300 fotos de paisagens lindíssimas. Um percurso com passagem por locais emblemáticos do Algarve: Ponta da Piedade, Praia do Camilo e Praia da Dona Ana, que fazem jus à fama, evidentemente, mas um pouco dela deve-se, principalmente, ao acesso facilitado que tem os milhares de turistas que visitam a região todos os anos.

Galeria 2: Ponta da Piedade

Com quase todas as praias delimitadas por falésias, que lhes conferem uma beleza única e invulgar, o acesso a maioria é por escadarias, entretanto, para umas poucas, menores e mais escondidas, é preciso aventurar-se nas arribas para chegar até elas, como por exemplo a Praia do Barranco do Martinho, uma conquista pessoalmente especial nesta caminhada.

Galeria 3: Praia do Barranco do Martinho

Uma dica importante para quem for caminhar por aqueles lados no sentido norte-sul: na Praia do Canavial há uma pequeno trilho/escadaria escondido entre a vegetação das falésias que permite subir ao cimo e sair da praia sem ter que retornar à Praia do Porto de Mós e dar uma grande volta para retomar a trilha que leva à Ponta da Piedade, é preciso olhar com atenção para encontrar essa saída.

Galeria 4: Praia do Canavial

Em Lagos tive que afastar-me aproximadamente 1km da costa para atravessar a Ribeira de Bensafrim e chegar até a Meia Praia, que eu não sei porquê chamar de Meia Praia uma praia tão extensa, que mais parece estar inteira e não pela metade Mas a comparar esse distanciamento da costa com a volta de quase 11km para contornar a Ria de Alvor, pode-se dizer que foi insignificante. Contornar a Ria de Alvor, apesar do sol à pino, do trecho de estrada poeirenta, do perigo e da dificuldade de ter que caminhar alguns quilômetros pela linha do comboio; foi um trecho com paisagem diferente, não marinha, mas muito bonita, que gostei imenso de trilhar.

Galeria 5: Meia Praia e Praia do Vale da Lama

Galeria 6: Ria de Alvor

Depois da Ria do Alvor foi mais uma bateria de belas praias, mas agora pertencentes ao concelho de Portimão, entre elas estão a Praia do Alvor, Praia do Alemão, Praia do Vau, Praia dos Careanos, Praia dos Três Castelos e muitas outras. A última foi a formosa e famosa Praia da Rocha.

Galeria 7: Praias de Portimão

O 15º Percurso, posso dividi-lo em quatro etapas distintas e espetaculares:

  1. Praia da Luz até Lagos
  2. Meia Praia
  3. Ria de Alvor
  4. Praias de Portimão

 

Galerias 7, 8, 9 e 10: Praias de Lagos

Estou ansioso pelo próximo percurso. 

 

Dados técnicos

  • Percurso número 15
  • Data: Terça-feira 04/06/2019
  • Partida: Praia da Luz, Lagos às 06:08h
  • Chegada: Praia da Rocha, Portimão às 17:28h
  • Duração: 11:19:14
  • Distância: 38.89 km
  • Passada média: 17:28